A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, camada que envolve externamente a “parte branquinha” do olho, além do interior das pálpebras.
Essa inflamação pode ser causada por uma reação alérgica, química, por traumas, vírus e bactérias. Em geral dura de 1 a 2 semanas e costuma não deixar sequelas.
Os sintomas podem incluir vermelhidão, inchaço, aumento do lacrimejamento, secreção em excesso, inclusive “colando” as pálpebras ao acordar, ardor e “sensação de areias nos olhos”.
Diante dos sintomas o correto é procurar uma oftalmologista de confiança, pois nem todo olho vermelho é conjuntivite. Uma análise minuciosa realizada por um profissional qualificado junto a equipamentos de última geração é fundamental para um diagnóstico correto, seguido por um tratamento assertivo e seguro.
Os cuidados podem ser restritos ao uso de colírios lubrificantes e compressas frias, como também, exigir medicações específicas de acordo com a causa. Não use colírios sem prescrição médica e, até que passe em consulta, evite compartilhar objetos, coçar os olhos e contato direto com outras pessoas.
Caso a conjuntivite infecciosa seja confirmada, estes e outros cuidados deverão ser tomados, em alinhamento com as orientações médicas.
Comments