top of page

Qual será a cor dos olhos do meu filho(a) ?



Assim como o formato do nariz e dos lábios, a cor dos olhos se manifesta como uma combinação dos genes presentes nos pais. Conhecemos 3 genes diretamente relacionados a pigmentação iriana, porém, sabemos que há muitos outros envolvidos, inclusive não manifestados nos pais, mas silenciosamente transmitidos pelas gerações até encontrarem um ser vivo no qual se manifestarão.


A cor dos olhos está relacionada a quantidade de melanina (pigmento marrom) que se acumula na íris (músculo que se expande e se contrai para, entre outras coisas, controlar a entrada de luz nos olhos). E, apesar de acreditarmos que ela ocorre em grande parte antes do nascimento, notamos que este processo continua durante o primeiro ano de vida, principalmente, com o escurecimento de olhos claros durante os primeiros 12 meses. Preocupante?


Claro que não! Apesar de ficarmos curiosos em relação a cada característica dos nossos filhos, sabemos ser a cor dos olhos apenas um detalhe superficial. O importante é que cada um dos atributos da criança sejam valorizados em sua particularidade, contribuindo para um mundo heterogêneo em suas múltiplas aceitações. Concordam?

留言


bottom of page