EXAMES DA RETINA
Nesta página encontre informações sobre exames da retina
TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame não-invasivo que utiliza da transparência dos meios oculares e do espectro da luz para captar imagens microscópicas e detalhadas de cada uma das camadas da retina. Desta maneira, temos a possibilidade de avaliar em qual conjunto de células e de que maneira uma entidade patológica pode estar afetando a visão. Também é fundamental para o seguimento do tratamento de degeneração macular e para o tratamento da retinopatia diabética.
MAPEAMENTO DE RETINA
O mapeamento de retina ou fundo de olho é a primeira etapa para o diagnóstico e seguimento de uma patologia que acometa a retina e o vítreo. Dependente de um profissional qualificado e capacitado para averiguar qualquer mínimo desvio do padrão de normalidade, envolve a utilização de lentes duplo asféricas de condensação de alta potência, sob feixe de luz emitido por equipamento oftalmoscópio direto, indireto e/ou lâmpada de fenda.
RETINOGRAFIA
Como o próprio nome nos apresenta, este exame envolve uma fotografia da retina. Além de permitir o seguimento da estrutura retiniana e possíveis alterações com imagens seriadas, nos fornece uma interface de explicação para o paciente, possibilitando que ele mesmo compreenda o que está fora dos padrões de normalidade e de que maneira a enfermidade evolui com o passar do tempo.
ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA
Também baseado em fotos seriadas da retina, este exame se diferencia dos demais por envolver a administração de contraste endovenoso. Após esta infusão, podemos acompanhar ao longo dos minutos decorrentes a maneira como o contraste se distribui pelas veias e artérias, nos transmitindo informações valiosas de não perfusão, neovascularização e anormalidades vasculares variadas. Geralmente, está indicado para seguimento de retinopatias diabéticas e seguimento de outras vasculopatias retinianas.
ELETRORRETINOGRAMA
O eletrorretinograma é um exame bastante específico que mede as respostas elétricas de vários tipos de células da retina, incluindo os fotorreceptores, as células internas da retina e as células ganglionares, tanto mediante presença quanto também na ausência de estímulos luminosos. Pode auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de várias patologias retinianas, como a retinose pigmentar e a distrofia de cones.
(11) 5026-4970 - Telefone
(11) 91007-0505 - Whatsapp