top of page

PROCEDIMENTOS EM RETINA

Nesta página encontre informações sobre procedimentos em retina

Design sem nome (83).png

LASER EM RETINA

O laser pode ser utilizado para o tratamento da retinopatia diabética proliferativa (panfotocoagulação) ou para o bloqueio de lesões predisponentes ao descolamento de retina, como degenerações periféricas tipo lattice, buracos e roturas. Também existem lasers de baixa frequência e/ou associados a corantes endovenosos para o tratamento de coriorretinopatia serosa central crônica e o tratamento de edema macular.

INJEÇÕES INTRA-VÍTREAS

As injeções intra-vítreas revolucionaram o tratamento de doenças retinianas. Com o equipamento, preparo e técnica minimamente invasiva, conseguimos entregar diretamente no tecido medicações fundamentais no tratamento de retinopatia diabética, no tratamento de degeneração macular e outras enfermidades relacionados com neovascularização e edema macular.

Design sem nome (84).png
syfovre-pegcetacoplan.png

TRATAMENTO DE DEGENERAÇÃO MACULAR

A degeneração macular relacionada à idade necessita de seguimento contínuo, de preferência, com médico especialista em Retina e Vítreo. Apesar de não haver cura, o tratamento da degeneração macular pode evitar a progressão e trazer melhora da visão. A depender da forma e estágio o retinólogo pode indicar orientações quanto aos fatores de risco, indicação do uso de vitaminas antioxidantes orais, alimentação rica em dieta do mediterrâneo, aplicações intra-vítreas de ANTI-VEGF e, atualmente, novas medicações estão surgindo com o objetivo de retardar a evolução da doença para estágios mais avançados por bloqueio da cascata de complemento C3/C5, como o pagcetacoplan e o avacincaptad pegol.

TRATAMENTO DE RETINOPATIA DIABÉTICA

O sucesso do tratamento da retinopatia diabética está atrelado ao comprometimento do paciente com mudanças do estilo de vida, controle medicamentoso da Diabetes Mellitus, o seguimento de rotina com endocrinologista e retinólogo e, caso haja necessidade, a adequação da terapia com laser de retina e/ou injeções intra-vítreas de antiangiogênicos (Avastin, Lucentis ou Eylia) ou de dispositivos de liberação lenta de corticoides (Ozurdex). Em casos extremos, pode ser necessária abordagem cirúrgica.

Design sem nome (86).png
retina3.jpg

VITRECTOMIA POSTERIOR 

A cirurgia de vitrectomia posterior via pars plana (VVPP) é em sua grande maioria indicada para a correção de casos de descolamento de retina, com o intuito de alocar novamente esta estrutura neurossensorial junto as camadas responsáveis por fornecer nutrientes e oxigênio as células. A cirurgia de retina também pode ser indicada para casos de buraco macular ou membrana epirretiniana.

bottom of page