top of page

Como a tireoide pode afetar a minha saúde ocular?




Você sabia que alterações na glândula tireoide podem ter influência sobre a saúde ocular?


A manifestação mais comum envolve a Doença de Graves, caracterizada pela proptose ocular, ou seja, os olhos “saltados”. Outros sintomas incluem desconforto, inchaço nas pálpebras, ardência, vermelhidão, lacrimejamento excessivo e estrabismo associado à visão duplicada.


A alteração na glândula é detectada através de exames de sangue, nos quais se avaliam os níveis de hormônio da tireoide e a presença de anticorpos específicos. Outros artifícios como palpação ao exame clínico e aumento de volume a ultrassonografia podem contribuir para a elucidação da patologia em destaque.


As alterações nos olhos são detectadas e tratadas pelo oftalmologista. Na consulta alguns exames como teste para olho seco, medida da pressão intraocular, exame de fundo de olho e exame de motilidade ocular são realizados. Em algumas ocasiões há indicação de exames de imagem das órbitas (como tomografia ou ressonância magnética) para auxiliar o diagnóstico, principalmente quando há proptose ocular.


Caso você esteja sentindo algum dos sintomas, ou tenha alterações de tireoide, procure um oftalmologista. O acompanhamento médico adequado é essencial para evitar complicações.

Comentarios


bottom of page